Nesta primeira edição na seção PROCESSOS, o ator e diretor Fábio Hostert, traz para o “palco” a última estreia da Cia Carona, o espetáculo “A Segunda Eva”, uma proposta concebida com a colaboração das(os) espectadoras(es) desde sua criação.
Em DIÁLOGOS, convidamos alunes e ex-alunes para uma vídeo entrevista com o Coletivo Nega (Florianópolis/SC), que recém-completou 10 anos de uma rica e necessária existência.
E também promovemos um triálogo entre a Cia Carona, o Lume Teatro (Campinas/SP) e a Periplo Compañia Teatral (Buenos Aires/AR), para discutir o tema “Teatro de Grupo no século XXI”. Ambas as vídeo-entrevistas foram gravadas, legendadas e contam com a participação da Intérprete de LIBRAS Cynthia Philippi.
Na Seção DRAMATURGIA de Abril, a atriz Sabrina Marthendal aborda a construção dramatúrgica do espetáculo “Histórias de Não Ninar”, criado colaborativamente para
a 20a Mostra Carona de Teatro (2017).
Na seção ESCRITA LIVRE, Valmor Nini Beltrame, Prof Dr. aposentado pela UDESC e xodó do teatro catarinense fez as honras inaugurando esta seção.
Em ESPECTADORAS, Sabrina Moura, atriz, é a autora do ensaio que discute a arte da espectadora(or) e a zona limítrofe entre fazer e ver teatro.
Na seção PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS, o fundador da Cia Carona, Pépe Sedrez compôs um ensaio a partir do desdobramento do tema coletividade, entrecruzando três processos de montagem com sua direção, na Carona Escola de Teatro.
James Beck, ator, escreve sobre o percurso da montagem “Bestas do Apocalipse”, uma experiência que transbordou para além da configuração da sala
de aula
Luciana de Bem, psicóloga, atriz, pesquisadora e ex-aluna da Carona Escola revela através de cartas os entrelaçamentos da sua pesquisa atual e a vivência experienciada na escola de teatro.
Conselho editorial:
Bárbara Biscaro
Drica Santos
Pita Belli
Valéria de Oliveira
Julianna Rosa de Souza
Boa leitura