Somos uma companhia teatral, fundada no ano de 1995, em Blumenau, Santa Catarina. Nesses quase 26 anos montamos 14 espetáculos, apresentamos em 16 estados do Brasil, desenvolvemos mais de 20 projetos culturais além de, desde o ano de 2004, gerirmos a Carona Escola de Teatro, um eixo fundamental na sustentação de nossa pesquisa.

Nesse ínterim acumulamos inúmeras experiências, todavia, percebemos uma carência no que tange à discussão teórica de nossa prática artística. Destarte, emergiu a vontade de criarmos a Revista Carona, uma revista digital que pudesse não só permitir a reflexão conceitual de nossas experiências artísticas mas, sobretudo, proporcionar novos encontros, novos olhares, novas trocas e, consequentemente, novas experiências.

Além de representar um alargamento para nossa pesquisa, esta publicação configura-se também como uma possibilidade de registrar e refletir o teatro na contemporaneidade a partir da perspectiva da experiência prática, aquela que se realiza para além das salas acadêmicas. Um movimento que pode colaborar no campo teórico-prático das pesquisas em teatro na atualidade e reiterar a produção do teatro blumenauense em âmbito nacional.

Os recursos da Lei Aldir Blanc custearam a pesquisa, criação, produção e disponibilização desta primeira edição da Revista, composta por seis seções que, acreditamos, possibilitam criar uma tessitura entre as discussões que permeiam o teatro contemporâneo, nossas produções artístico-pedagógicas bem como de outras(os) artistas, coletivos e pensadoras(es) de teatro. Sem tais expedientes seria totalmente inviável a concretização deste objeto artístico.

Todos os conteúdos textuais estão transpostos em áudio, assim como a inclusão de legendas e tradução em LIBRAS das matérias em vídeo, visando tornar a Revista Carona acessível também à pessoas com deficiência auditiva e visual.

Desejamos à todes, todas, todos boas leituras.
CIA CARONA DE TEATRO